DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

O serviço de telegramas é um serviço prestado pela PT Comunicações, também disponível no Portal SAPO e que permite o envio de telegramas em Portugal e para o Estrangeiro de uma forma fácil e rápida.

O telegrama é composto por um envelope e uma folha em formato de carta em diversos modelos. Os telegramas em modelo simples são destinados a mensagens correntes e de carácter profissional (marcação de consultas e exames médicos; marcação de entrevistas, cursos de formação, etc.).

Para enviar mensagens em ocasiões especiais de Aniversário, Casamento, Felicitações, Amor, Condolências, etc., poderá utilizar os modelos de telegramas temáticos à sua disposição.

O serviço de telegramas também está disponível, através da rede fixa PT, ligando 1583 em que o atendimento será feito por um operador.

FAQ'S

1. Como posso aderir ao Serviço de Telegramas disponível no Site http://telegramas.sapo.pt ?
Se é Cliente Residencial, basta marcar 808 210 300, a partir do seu telefone fixo. Depois de ouvir a mensagem, desliga e recebe, de imediato, a password / código, para poder aceder ao serviço. Depois deve efectuar o login com o número de telefone e a respectiva password. O login é único para o serviço de Telegramas; SMS e MMS na internet, pelo que se já tiver feito o registo no Serviço SMS (smspt.sapo.pt) ou MMS (mms.sapo.pt) pode começar logo a usar o Serviço de Telegramas.
Se é Cliente Não Residencial terá de preencher a minuta para se registar e enviá-la aos nossos serviços. Este procedimento visa minimizar riscos de utilização indevida.
Quando recebermos a minuta, será contactado por um operador para atribuição da password (a atribuição de passwords será feita durante os dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 10:00h às 17:00h).
Depois de receber a password faz o login para acesso ao Serviço de Telegramas, SMS e MMS na internet e os serviços serão cobrados na factura PTC

2. Posso enviar um telegrama a qualquer hora?
O serviço de Telegramas funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. As entregas ao destinatário dependem do horário e dos destinos. Poderá consultaraqui a nossa tabela de horários de entrega.

3. Posso enviar qualquer tipo de telegrama para qualquer destino nacional ou internacional?
Para o estrangeiro, neste momento, só pode enviar telegramas com o modelo simples. Em Portugal estão disponíveis todos os modelos.

4. Posso enviar um telegrama de Felicitações Urgente para ser entregue em mão e no próprio dia para qualquer localidade em Portugal?
Os telegramas com modelos temáticos são entregues em mão e no próprio dia, se o destino for Lisboa Cidade e se o telegrama for enviado até às 19:00h. Depois desta hora, o telegrama será entregue em mão até às 12:00h do dia seguinte (excepto Domingos). Poderá consultar aqui a nossa tabela de horários de entrega. Se pretender enviar um telegrama urgente para outras localidades fora de Lisboa Cidade, com entrega no próprio dia, pode pedir que a mensagem do telegrama seja lida ao destinatário, através de uma chamada telefónica. A chamada será efectuada imediatamente após recepção do pedido. O telegrama seguirá, sempre, por correio azul.

5. Posso enviar um telegrama Simples Urgente para ser entregue em mão e no próprio dia, para qualquer localidade em Portugal?
Sim. Os telegramas Simples têm entrega urgente e em mão em qualquer localidade de Portugal. Se o destino for Lisboa e Porto, pode enviar os pedidos até às 19:00h. Se for para outras localidades, os pedidos terão de ser feitos até às 16:00h. Poderá consultar aqui a nossa tabela de horários de entrega.

6. Posso obter uma prova de entrega do telegrama com envio normal e/ou urgente?
Os telegramas com envio normal são enviados por correio azul e depositados nas caixas de correio. Os telegramas de envio urgente, são entregues em mão, se alguém estiver no destino para receber o telegrama.
Se não estiver ninguém para receber o telegrama este é colocado na caixa do correio ou por baixo da porta e é deixado um aviso com o horário de entrega e a razão porque não foi entregue em mão. Em caso de reclamação a PT comunicações fornecerá esta informação.

7. Que conteúdos podem ser enviados num Telegrama?
Neste momento, apenas poderão ser enviados textos. Se estiver com dificuldade para escrever um texto, pode utilizar as nossas mensagens de ajuda onde pode encontrar textos para diferentes ocasiões (aniversários; casamentos; aniversários de casamento; felicitações em geral; amor; condolências, etc.).

8. Quanto custa enviar um Telegrama?
Os preços variam consoante o destino do telegrama (nacional ou internacional), o modelo do telegrama (simples ou temático) e se o envio é normal (por correio azul) ou urgente (entrega em mão). Consulte aqui as nossas tabelas de preços.

9. Posso enviar simultaneamente um telegrama para mais do que um destinatário?
Neste momento só é possível enviar um telegrama para um destinatário de cada vez. Se pretender enviar o mesmo telegrama para outras pessoas, pode repetir o processo sendo que os seus dados pessoais (nome e endereço) serão mantidos no formulário de modo a economizar tempo.

10. Posso enviar telegramas em diferido ou seja, agendar o envio para datas posteriores ao dia em que estou a utilizar o serviço?
Neste momento apenas pode enviar telegramas para o próprio dia ou dia seguinte (de acordo com modo de entrega seleccionado). Poderá consultar aqui a nossa tabela de horários de entrega.

11. Onde posso encontrar textos para compor o Telegrama?
Estão disponíveis alguns textos para o ajudar a criar as suas mensagens. Pode copiá-los e compor o seu texto.

12. Posso compor o Telegrama com imagens ou fotografias?
Neste momento não existe essa possibilidade.